Tecnologia do Blogger.

Buscapé

Buscque Produtos e Compare Preços
   

RSS

Rock Nacional




Claro que não vamos deixar de falar de rock sem citar grandes nomes da música nacional.
Pra quem não viu a história do Rock'n Roll, pode conferir Aqui.
Vamos agora então, passear um pouco pela história do Rock no Brasil.

Basicamente, a história do rock no Brasil se desenvolveu da mesma forma que na maioria dos países,  inicialmente, o rock'n roll fora absorvido por orquestras de jazz, mas logo depois, com o uso inovador da guitarra elétrica, o novo gênero estorou no país.

Na década de 60, o rock se tornou febre, graças ao movimento Jovem Guarda, liderado por Erasmo Carlos, Wanderléia e Roberto Carlos, envolveu grande parte da juventude, - grandes nomes que logo depois migraram para a música popular. 
Já os anos 70, foram os que afirmaram definitivamente a identidade do rock nacional, compondo músicas e cantando no nosso idioma, onde foram introduzidos também os grandes shows em casas de espetáculos, ou até mesmo, ao ar livre. Grandes nomes também surgiram na época, como a banda secos e molhados, liderada por Ney Matogrosso, mas o maior destaque da década foi o surgimento de Raul Seixas, que transformou-se no maior roqueiro do Brasil.

Entretanto, foram nos anos 80, que rock se firmou de vez no mercado, e adquiriu um grande espaço nas paradas de sucesso. A época sofreu um surto de grandes talentos, tais como Blitz, Kid Abelha, Barão Vermelho - que ganhou fama com Cazuza, considerado o maior compositor dos anos 80 , Rita Lee, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Camisa de Vênus, Rpm - que por sua vez vendeu mais de 2 milhões de discos entre 86 e 88, Titãs, Ultraje a Rigor, Engenheiros do Hawaii, Plebe Rude, Biquini Cavadão, Capital Inicial, Ratos de Porão, Roupa Nova, Lulu Santos, entre outros grandes nomes.

Nos anos 90, surgem grupos resgatando novamente o inglês, como o grupo mineiro Sepultura, que atingiram um sucesso de nível mundial. A partir de 95, retornam bandas cantando novamente em português, trazendo consigo, ritmos nordestinos, assim como Raimundos, Pitty e Nação Zumbi.

Atualmente, com o crescimento dos sertanejos universitários, o rock pode ter perdido grande parte da sua influência. Mas existem ainda MUITOS apreciadores desse estilo musical tão complexo. Bandas continuam sendo formadas, e dando continuidade a um gênero imortalizado por sua marca na história.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário